domingo, 20 de maio de 2012

Entrevista Amilcar Duarte um dos atletas mais antigos do Sporting em actividade desportiva.

Amílcar Duarte nasceu em Lisboa em 23/12/58, na freguesia do campo grande.
Logo de muito cedo o seu pai Sportinguista de coração inscreveu, na escolinha dos amigos de atletismo do Sporting, tinha 12 anos.O seu primeiro treinador foi Sr Eduardo Cunha um grande treinador uma pessoa bastante conhecida no estádio Universitário de Lisboa.
A partir do momento que  seu pai inscreveu no Sporting nunca mais deixou o clube, sendo o segundo atleta mais antigo em, actividade desportiva, do clube, o primeiro é o grande conhecido Armando Aldegalega, também praticante de atletismo.
Actualmente Amílcar Duarte é um dos melhores veteranos do seu escalão e é um dos veteranos mais conhecidos de Portugal .

                                                           Amílcar Duarte
                                                 Amílcar,     Luzia           Armando Aldegalega seu treinador


P.P- Há quantos anos corres ?
A.D- Já lavam 41 e anos de atletismo.
P.P-  Qual foi a tua primeira competição?
A.D- Foi na pista numa prova de 1000mtr.
P.P- Qual a distância que mais gosta de fazer?
A.D-É os 10km.
P.P- Tens treinador?
A.D-Sim tenho é o Armando Aldegalega.
P.P- Os teus ídolos no atletismo?
A.D- Foram o Carlos Lopes e Fernando Mamede.
P.P-  A tua família apoia-te no atletismo?
A.D- Sim tenho o apoio necessário.
P.P-  Treinas de manhã ou de tarde?
A.D- Treino sempre ao fim da tarde quando saio do trabalho.
P.P-  Quantos treinos fazes por semana'
A,D- Treino 6x descanso à quinta feira.
P.P-  Levas massagem?
A.D- Sim todas as semanas.
P.P- Defines objectivos para a tua época desportiva'
A.D-Sim selecciono algumas provas onde posso ganhar algum dinheiro.
P.P- O teu maior feito como atleta?
A.D- Foi quando estive nos Estados Unidos da América, e fui dois anos campeão de um torneio de atletismo na zona este  Nova Jersey.
P.P- Uma peripécia no atletismo?
A.D- Foi num grande prémio de Areias de São João no Algarve estava em 3º lugar e 500mtr no final virei numa rotunda à direita e era à esquerda e foi parar 15ª da geral.
P.P- O teu grande sonho como atleta.
A.D- É ainda ir a uns campeonatos do Mundo, ó da Europa de atletismo de veteranos.

sábado, 12 de maio de 2012

Acroparestesia

Sintomas
Formigueiro nos dedos de uma ou ambas,por vezes acompanhadas de dor. Surgem primeiro de noite, depois também de dia, quando se executam tarefas manuais delicadas (costura tricô) e tornam-se mais ou menos permanentes. O tremo "acroparestesia" (significa sensação anormal das extremidades).

Pessoas mais em risco
Sobretudo mulheres com mais de 40 anos, por causa da síndroma do túnel de cárpico. Este problema afecta por vezes grávidas. Outras circunstâncias particulares: inflamação ou infecção do punho,reumatismo, doença da tiróide ou da hipófise.
Outras causas possíveis: síntomas dos escalenos,compressão do nervo cubital no cotovelo ou do punho.

Porque dói?
O nervo mediano passa por um verdadeiro túnel ósseo e fibroso, totalmente inextensível, o túnel ou canal, cárpico, situado no punho,no limite da palma da mão. O punho está quase sempre em movimento e o nervo passa por situações de tracção, compressão, fricção e alongamento, que desencadeiam e a seguir promovem a continuação da doença. Como o nervo mediano controla diversos músculos da mão estas pressões dão origem ao formigueiro, dor e mais tarde à dificuldade em mexer os dedos.

O que pode fazer?
Friccionar o punho e sacudir a mão ajudam a aliviar a sensação de formigueiro.

Que tratamentos?
Um só tratamento no inicio: uma infiltração de cortisona  no local onde o nervo está comprimido. Assim no caso da síndroma do túnel cárpico, faz-se uma infiltração do punho. Esta infiltração pode ser repetida, sendo muitas vezes eficaz. O o uso de uma tala permite aliviar as dores.

Cirurgia
Quando as infiltrações já não resultam ou surgem sinais de maior  gravidade perda de sensibilidade dos dedos é preciso operar para libertar o nervo: a intervenção consiste na secção de um ligamento.

Que prevenção?
De noite, evite deixar a mão pendente. De dia, evite os movimentos repetidos do punho. Em fase dolorosa, use a tala para punho.


domingo, 6 de maio de 2012

Entrevista a um veterano de classe Francisco Gravito

Francisco Gravito nasceu em Odivelas em 15-04-1953, distrito de Lisboa.
O seu gosto por o atletismo foi quando estava na 4ª classe tinha  escola de manhã  até ao meio dia e depois tinha que ir trabalhar para uma oficina de aquecimento, era de uma família modesta não tinha grandes condições de ir de transportes,  optou de ir correr da escola para o trabalho e do trabalho para casa...Até que um dia decidiu ir correr para o Benfica. O estádio do Benfica ficava no campo grande...Foi treinar com Matos Fernandes. Mas o Gravito não gostou muito do esquema de treino,onde tinha que fazer as disciplinas técnicas, ele sendo franzino achava que não tinha cabedal para aquele tipo de treino. Ele queria mesmo era só correr, então saiu do Benfica.
Foi jogar futebol para a Inatel; mas ele só sabia correr mesmo no intervalo do jogo corria a volta do campo,os seus amigos diziam-lhe ó pá tu és bom só para correr. A cabou de deixar o futebol,convidaram para correr lá num clube de Odivelas, onde ia tendo uns resultados entre os 10 primeiros foi animando e  ainda hoje pratica  atletismo.Como sénior foi um grande 2º plano a nível Nacional onde venceu grandes competições e destacando-se em muitas provas de estrada.
Francisco Gravito nos seus primeiros anos como Vet I e Vet II  foi campeão Mundial de corta-mato nos Estados Unidos da América e vice-campeão mundial de 10km de pista na Grécia e teve grandes resultados a nível nacional, na meia maratona fez como vet.I   1.06 35 vetII 1:10 03. Fez uma grande pausa a nível competitivo e agora ele mais um grupo de amigos ajuntaram-se e formaram-se. E corre pelo seu clube de coração que é o Benfica ironia do destino voltou onde começou.

   


                                  Francisco Gravito na sua prova de eleição o corta mato.

P.P-Há quantos praticas atletismo?
F.G-Já lavam 38 anos.
P.P-A tua primeira prova?
F.G-Foi a prova do 25 de Abril em Lisboa.
P.P-A distância que mais gosta de correr?
F.G-É  a meia matrona,mas tenho grande paixão pelo corta-mato.
P.P-O teu maior feito como atleta?
F.G-Foi correr a maratona de Nantes em França fiz 2:17.45, mas também é com muita recordação que ficou-me marcada na minha vida desportiva, foi ter vencido a Maratona da Spiridon no Auto gramo do Estoril onde levei de vencida grandes nomes do atletismo da actualidade que foram Renato Graça, CDUL Vasco Pereira do Benfica entre outros e mais engraçado da maratona tínhamos 8 controlos que eram senhas, a maratona eram 8 voltas de 5km cada volta davamos uma  sanha.
P.P-O que se deve a estagnação do meio fundo e fundo Português?
F.G-São quatros pontos importantes 1º As entidades  responsáveis pelo o atletismo tais como, a Federação as associações a comunicação social.2º Aparecimento da Net e alguns jogos radicais, 3º A nova metodologia de treino aplicada por treinadores que só vêem as disciplinas técnicas.4º os tais carolas que iam buscar os miúdos de rua para correm deixaram de o fazer e contra partida os treinadores e que estavam a espreita de agarrem algum diamante também deixaram porque o atletismo não gere muitos euros.
P.P-O futuro do atletismo Português?
F.G- Vão sobreviver as disciplinas técnicas pela razão de se formarem grandes grupos para o treino, os jovens gostam de partilharem uns com os outros.
P.P-Há doping no veteranos?
F.G- Há alguns anos não acreditava, mas hoje, sim há.
P.P- Uma peripécia?
F.G-Foi sair de casa e ir correr duas provas ao Alentejo na intenção de ganhar as duas uma em Évora e outra em Castelo de Vide,logo na primeira ia com uma vantagem muito grande no final comecei arruduzir o andamento e fui passado mesmo no final fiquei completamente desanimado..lá fui para casa insatisfeito
P.P-O que significa para ti o atletismo?
F,G-Significa simplesmente o meu nome.
P.P-O teu maior sonho como atleta?
F.G-Era sem duvida ter ido aos Jogos Olímpicos.

                                  Francisco Gravito no podim, foi 3ºclss..no regional de Lisboa
                                de veteranos absolutos.