terça-feira, 27 de março de 2012

Opções regenarativas da corrida.



Hidroginástica. Sabiamente é uma actividade relaxante por causa das propriedades físicas da água. Como geralmente as piscinas destinadas a essa actividade são rasas, o atleta que não gosta ficar sem correr pode correr dentro da água, que nesse caso estará fazer realmente o treino regenerativo, sem impacto.
Pedalar, na bicicleta comum, na ergométrica ou spinning. O acto de pedalar envolve um sincronismo de praticamente todos os grupos musculares das pernas durante os 360 graus do giro, recrutando alguns músculos não tão usados durante a corrida e com a vantagem da diminuição do impacto.
Caminhada. É a actividade mais natural do ser humano, mas apesar de aparentemente simples, por incrível que possa parecer tem corredor que sabe correr, até porque se preocupa com o gesto desportivo, e não sabe caminhar direito com o tronco, braços e a cabeça em perfeito equilíbrio sobre as pernas em movimento constante e balanço correto dos braços. Isso acontece exactamente porque cada um desde a infância já adquiriu um padrão motor que é o seu possível natural.
Portanto, caminhar desde que seja numa velocidade confortável, constante e com o corpo em equilíbrio também é uma actividade regenerativa porque além do impacto ser infinitamente menor, o padrão motor é diferente da corrida. O único problema é ficar a tentar e terminar correr, principalmente depois de bem aquecido. Alguns poderão achar que caminhar não ajuda em nada, mas o objectivo é exactamente esse: sentir-se bem ao final do treino regenerativo.
Musculação. Também é uma boa opção porque além de estar fazere um treino regenerativo , estará fortalecendo outros grupos musculares importantes no equilíbrio do gesto desportivo, enquanto o corpo recupera os músculos da corrida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.