sábado, 31 de março de 2012

Suplementos vitamínicos e minerais.

São suplementos à base de vitaminas e minerais, com objectivo de aumentar a ingesta dos mesmos na nutrição. Existem suplementos de único micro nutrientes, como vitamina C,A etc; da combinação de alguns, para finalidade específicas, como anti-oxidantes, anti-setress etc;e múltiplos vitaminicos e minerais, onde encontramos todos ou maioria dos micro nutrientes. Suas concentrações variam muito, entre os diversos produtos no mercado. Existem produtos destinados para a população em geral e outros para os atletas. Para terem um bom aproveitamento, precisam dos macro nutrientes.Portanto, em linhas gerais, são melhor absorvidos quando utilizados após as refeições. Suas indicações variam muito de acordo com as necessidade individuais.

Energizantes:
Como o próprio nome sugere, são suplementos destinados a aumentar o fornecimento de energia, principal para uma actividade física. O aumento de energia biodesponível faz com que a performance seja aumentar e prolongada.
Existem muitos suplementos com essa finalidade. Muitos deles são  produtos em pó,à base de carboidratos, vitaminas e minerais envolvidos na concentração muscular e no equilíbrio Hidro-eletrolítico do organismo.
Outros suplementos são à base de gorduras de cadeia média  (MCT), que são tão rapidamente absorvidos quando o carboidrato e produzem mais do que o dobro de energia.
Existem vários aminoácidos que também o suprimento energético durante a actividade física. Muitos deles são aceleradores do metabolismo das gorduras e serão vistos logo adiante na classificação de fato burners. Os BCAAs são destinados ao aumento de massa muscular e também ao aumento energético, quando tomados em torno de 30min.. antes da actividade física.

Reidratantes:
Têm uma composição semelhante aos energizantes, porém com uma concentração menor de açúcares. Não contêm gorduras nem aminoácidos, para que não seja prejudicada a absorção durante a actividade . Devem ser tomados gelados, para que ajudem na refrigeração orgânica e aceleração a sua absorção.
A finalidade é a reposição da perda hidro- eletrolitica que ocorre através do suor, bem como manter um suprimento de energia para prolongamento da actividade. É um dos grandes preventores da desidratação severa e intermação.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.