terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Hérnia inguinal e inguinoscrotal.

Sintomas.
- Crónica: saliência na zona da virilha (hernia iguinal) que no homem pode estender-se até ao escroto (hérnia inguinoscrotal). Aparece espontanemente ou, com mais frequência, depois de um esforço, nomeadamente de tosse e desaparece espontaneamente ou quando se faz pressão sobre ela.
Sensação de peso e incómodo durante o esforço.
- Aguda: dor aguda, forte e intensa na virilha, associada a uma saliência na mesma zona. Não se consegue fazer reentra a saliência quando se faz pressão sobre ela (é o estrangulamento). As dores são acompanhadas, por vezes de náuses e vómitos.Trata-se de uma urgência.
 Hérnia pode aparecer em qualquer idade, afeta mais frequentemente o homem do que a mulher.
-  Porque dói?
É passagem de uma parte de órgão abdominal (mais vulgarmente o intestino) através de um orificio natural que se encontra habitualmente fechado, situado na zona da prega da virilha. Este orifício ou é muito grande originalmente ou vai-se tornando maior com a passagem dos anos. Os músculos e os tendões que constituiem este orificio são deficientes.
- A hérnia inguinal pode aumentar e estender-se até ao escroto.
 - o que pode fazer?
Se for uma dor bastante aguda dirija-se o mais rapidamente a um serviço de hurgências.Num caso de hénia crónica, evite fazer esforços, coloque uma ligadura para aliviar,evite também levantar pesos superiores a 15kg por exemplo. 

2 comentários:

  1. Boas Pedro!
    Foi me diagnosticada uma hérnia inguinal recentemente e tenho de começar a planear a cirurgia, sei que não posso fazer grandes esforços...
    Mas como sou uma pessoa activa e gosto de fazer algum desporto, será que posso dar umas corridinhas de meia hora pelos menos ou não convém???
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno eu como treinador técnico fisioterapia, já tive atletas com Hérnia inguinal, onde correram vários anos com a Hérnia e nunca houve problema. Conheço atletas de elite portugueses com correram vários anos co hérnia.
      São alguns exemplos, mas cada caso é um caso. Mas se a tua hérnia não te em comoda e não dói muito, podes fazer a tua corridinha. Ok um abraço bons treinos,

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.