sábado, 18 de fevereiro de 2012

O«doping» põe o homem em perigo.

A absorção de certas drogas com vista a aumentar o rendimento físico e intelectual do homem constitui uma ameaça directa para sua saúde e a vida. No plano desportivo, temos o problema muito grave do «doping» .
    A associação da Medicina Desportiva deu esta definição lapidar do «doping» absorção de qualquer medicamento " eficaz ou não" com a intenção de aumentar o rendimento no decurso de uma competição.
    Em experiências realizadas com lançadores de pesos, corredores e nadadores, verificou se, em 75% dos casos, um aumento do seu rendimento sob o efeito da anfetamina. Mas o tempo de repouso tinha que ser cada vez mais prolongado e mais tarde, apareciam perturbações de toda a ordem .
    O aumento artificial do rendimento é afectivamente acompanhado de um alerta dos sintomas de advertências do organismo ( sensação de cansaço, dores , necessidades de dormir ); atingi-se  o esgotamento das reservas físicas e psíquicas , tornando-se indispensável um longo período de repouso. 
    Os treinadores e médicos desportivos opõem-se a toda a espécie de  «doping». Garantem que, para obter do corpo a maior eficiência, não existe nenhum método comparável a um treino sistemático, uma alimentação equilibrada, um sono suficiente e repouso total.    

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.