sábado, 24 de março de 2012

Bicarbontato de Sódio.


Bicarbonato de Sódio. Durante a corrida de alta intensidade, os níveis de acidez sistémica aumentam. Esta acidez provoca dores, que apesar de desconfortáveis tem como objetivo proteger o seu organismo. Isto porque conforme a dor aumenta a tendência é a diminuição da intensidade do exercício, o que poupa a musculatura e reestabelece os níveis normais de lactado circulantes.
Para o atleta bem treinado uma das formas de minimizar esta queda na performance é o uso de agentes alcalinizastes, como o bicarbonato de sódio. Estudos mostram que o mesmo é eficiente e aumenta a velocidade do corredor quando utilizado em provas curtas, de até 8.30 minutos como as de 400 a 1.500 3000m. Porém, doses altas de bicarbonato são acompanhadas de efeitos colaterais que podem incluir cãibras ou dores abdominais, diarreia ou aumento na produção de gases.
A dosagem com melhores resultados é a de 0,3 grama de bicarbonato de sódio por kg de peso 1 a 2 horas antes da corrida. Por exemplo, se você tem 60 kg, multiplique este valor por 0,3. Neste caso, seriam necessários 18 gramas do produto, que pode ser encontrado em qualquer super mercado junto aos temperos para comidas. Para minimizar o desconforto divida a dose em 4 porções de 4,5 gramas, acompanhado de um copo de água em cada uma das doses

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.