sexta-feira, 9 de março de 2012

Entrevista a António Fernandes. "O destemido veterano do Norte"

António Fernandes, nasceu 17-06-1967,em Oliveira do Douro distrito de Aveiro.
Muito jovem começou a trabalhar numa profissão, que ainda hoje trabalha como profissional de Torneiro Metalúrgico de vinho.Nessa altura era natural os jovens que trabalhavam começarem a fumar muito cedo,e António Fernandes não fugiu há regra.
Certo dia resolveu correr para  deixava de fumar ,até que se tornou um vicio a corrida.Já com alguns treinos foi praticar atletismo para o clube da sua zona, Clube.R.C. de Macieira de Cambra. Atualmente corre no Vale de Cambra há vários anos.
Na minha opinião este atleta veterano com uma frescura física ainda muito jovem sem medo algum  de competir.Como sénior não deu muito nas vistas, mas como veterano têm dado que falar em muitas competições,como por exemplo: meia maratona de Ovar, Viseu os 20km de Almeirim Maratona do Porto com um excelente tempo. Está incluído na lista dos melhores do seu escalão sendo um veterano destemido que não tem medo de ir para a frente de qualquer competição .
Esta foto de cima diz todo o seu potencial.

P.P- A tua primeira prova?
A.F- Foi a prova da colheita em Arouca fiquei 6º sénior.
P.P- Qual a distância que mais gosta de fazer?
A.F- A meia maratona.
P.P- Quantos treinos fazes por semana?
A.F-Os 7 treinos.Só quando vou competir é que descanso um dia.
P.P- Achas que os veteranos treinam muito?
A.F- Sim! a grande maioria treinam de mais.
P.P- Uma peripécia que já te aconteceu?
A.F- Fui na estafeta de Lagos, íamos em segundo;eu no meu percurso a uma distancia de 1,50cm  da meta desfaleci caindo para chão,fui passado por outros atletas.
P.P- Há doping nos veteranos?
A.F- Sim há! há  muitos veteranos que não corriam nada e dum momento para outro...
P.P-Porquê, os jovens deixam  o atletismo cedo de mais?
A.F-Por não terem incentivos, ao porque gostam mais de desportos colectivos e também a boa vida, não estão para sofrer.
P.P- O que é para ti o atletismo?
A.F-É minha fonte de descarregar  todo o stress dum dia de trabalho e sem ele não tinha os amigos que tenho e não conhecia tanta coisa boa deste País.
P.P- O teu grande feito como atleta?
A.F-Foi ser 3º na geral no distrital de corta mato e fui o 1º do meu escalão.
P.P- O teu grande sonho como atleta?
A.F-É correr ainda duas maratona, que são a de Lisboa e do Algarve.

1 comentário:

  1. Pedro, devo confessar que continuas a surpreender-me, para além de seres um grande atleta já te moves bem por outros caminhos e sempre ao serviço do atletismo também és com grande êxito treinador, massagista fora outras facetas que por ventura desconheço e esta agora de (Jornalista) uma boa ideia que vem desmascarar aquela teoria que um atleta é visto como um adversário, porque quando conhecemos, o que fazem e como fazem aprendemos a respeitar e valorizar o empenho e dedicação dos n/ colegas de estrada,pista ou corta-mato. Muitos parabéns continua.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.