sexta-feira, 2 de março de 2012

Entrevista a Eugénio Neto.Que grande veterano!

Eugénio Neto nasceu Val Zebrinho  numa pequena aldeia perto de Abrantes em 29-10-1962.
Veio residir  para Amadora ainda muito jovem .O atletismo foi por casualidade numa prova na Freguesia da Aventeira na Amadora.Tinha por volta 12 a 13 anos. A sua paixão era o futebol e jogou alguns anos federado.Passado algum tempo participou noutra  prova do torneio da Amadora  ficou em 3º lugar da geral. Apareceu-lhe um senhor e perguntou-lhe se praticava atletismo ele respondeu-lhe jogo futebol,essa pessoa ficou muito surpreendida com a classificação dele e convidou a ir, para o Estrela Vermelha do Cacem. Esse endivido  era simplesmente o António Atabão um dos melhores fundistas de sempre.Passado algum tempo o clube acabou com o atletismo.Sºr Atabão resolveu levar Eugénio e o seu irmão Carlos Atabão ao Benfica fazer o teste de  2km e ficou em 2º na serie o, treinador dessa altura era o Sºr José Araújo. Logo o Benfica o contratou. Ficou pouco tempo no Benfica, porque sentiu-se injustiçado.
Na minha opinião este atleta com 49 anos e  uma mentalidade competitiva acima da media é sem dúvida um dos melhores veteranos da Europa, até me atrevo-me a dizer um dos melhores do Mundo, assim as suas marcas nas competições o dizem.


P.P- Quantos treinos fazes por semana?
E.N- Em geral  treino os 7 dias.
P.P- Na tua opinião os veteranos treinam muito?
E.N- Sem dúvida.Eu falo por mim.
P.P- Há veteranos que se Dopam?
E.N- Sem dúvida, que  alguns se Dopam.
P.P- Em geral as pessoas falam que o atletismo está mal? o que farias para melhorar.
E.N- Tentava fazer protocolos com as Câmaras,com as autoridades competentes,dare-lhes melhores condições aos técnicos, porque a grande maioria não tem qualquer regalias.
P.P- Achas que poderias ser um  atleta de elite?se tivesses condições.
E-N- Claro que sim.É minha maior magoa foi ter abandonado o atletismo muito novo quando estava no Benfica,passei ao lado de boa carreira desportiva.
P.P- Qual é o teu,maior feito com atleta?
E.N- Foi ser 3º no Campeonato Nacional  de Maratona ,e ter corrido a meia maratona de Lagos em 65:52min.
P.P- Uma peripécia no atletismo?
E.N- Ainda foi na ultima competição. Não apareceu a policia.
P.P- O que representa para ti o atletismo?
E.N- Faz parte do meu bem estar, sem ele não teria os amigos que tenho e é o equilíbrio da minha vida.
P.P- O teu grande sonho como atleta?
E-N É ainda ser campeão Nacional na Maratona.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.